Desporto e Solidariedade são sinónimos por três dias

Scalabisport promove evento para ajudar IPSS do concelho

O desenvolvimento de uma região tem hoje de passar forçosamente pelo conceito de Responsabilidade Social das Empresas.

Cada vez mais, as organizações não trabalham de uma forma isolada: há toda uma cadeia de relações que atravessa o tecido socioeconómico, e sem a qual não é possível gerar riqueza.

Neste contexto, as empresas municipais – constituídas maioritariamente por capitais públicos – devem assumir-se como o motor deste modelo de projecção das comunidades que servem.

Em Santarém, a Scalabisport gere os equipamentos desportivos do concelho e quer dar o exemplo: está a preparar um conjunto de iniciativas para os dias 06, 07 e 08 de Janeiro, com o intuito de angariar verbas para ajudar três Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

APPACDM, FARPA e ‘O Vigilante’ vão assim ter à disposição, no início do próximo ano, um fundo de maneio que poderá servir de impulso a alguns dos seus projectos.

Júlio Isidro apadrinhou desde logo esta ideia, que afirma ser de “grande mérito”, uma vez que, na sua óptica, “descentralizar é a única forma de centralizar”.

“Quando fazemos coisas fora da capital, estamos a contribuir para que o país seja mais coeso”, afirmou ao Correio do Ribatejo o apresentador de televisão, que para além de ser o rosto deste evento denominado “O Desporto é Solidário”, tem trabalhado nos bastidores, lançando “pistas criativas e sugestões”.

Acreditando que a iniciativa “vai ser um êxito”, Júlio Isidro considera, contudo, que “o papel mais importante” cabe à divulgação, “porque é necessário que as pessoas adiram em massa”, disse.

Segundo Luís Arrais, presidente do Concelho de Administração da Scalabisport, haverá na noite de 06 a “Marcha dos Reis”, com início no Jardim da Liberdade, e que contará, ao longo do seu trajecto pelo centro da cidade, com “diversas actividades”, e a presença de “grandes nomes do desporto”.

Para o dia 07 às 21h00, está programada uma “Gala Desportiva” no Pavilhão Municipal de Santarém, em parceria dos diversos clubes do concelho, e para o dia 08 está marcado “um espectáculo de música e teatro no CNEMA”.

Para já, estão confirmados nomes como David Antunes, Joana Amendoeira e Paulo Patrício, mas Luís Arrais admite que muitos outros poderão juntar-se a esta causa.

Segundo o responsável, a receita gerada pela venda dos ingressos para os eventos vai reverter “totalmente a favor” das três instituições sedeadas no concelho de Santarém, cujo trabalho é amplamente reconhecido.

Em paralelo, serão colocadas “Caixas Solidárias”, quer nos locais dos eventos, quer nas sedes das entidades parceiras, para a recolha de donativos, que poderão ser feitos também através do NIB 0007 0000 00003518288 23.

Para João Leite (PSD), vereador da Câmara de Santarém, este conjunto de eventos com cariz solidário vai servir igualmente para “afirmar o concelho no contexto desportivo”.

Segundo disse, na conferência de imprensa realizada segunda-feira para a apresentação do projecto, “o desporto pode e deve ser solidário”, e neste contexto de crise económica, “estes eventos criativos são um caminho possível” para minorar o seu impacto.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.